segunda-feira, 1 de julho de 2013

Bicicletas de estrada tradicionais | Bicicletas reclinadas | Dores de costas, pescoço e braços?!

Na sequência da minha busca anterior, consegui encontrar uma bicicleta Vitus 979 montada pela Montico.


É uma bicicleta feita totalmente em alumínio, muito leve e bastante confortável na absorção de irregularidades no piso (para o tipo de bicicleta).

Ao que parece, a Montico era mais do que uma loja e também era mais do que uma oficina que montava (preparava) quadros de bicicletas de estrada nos idos anos 80/90. Ao que consegui apurar a Montico situava-se no Cadaval (na Zona Oeste de Portugal) e chegou a preparar bicicletas para varias edições da Volta a Portugal.

Esta que eu consegui comprar tem os travões, a pedaleira e o desviador originais Shimano 600. Tem também as rodas originais da Ambrosio para pneus tipo tubeless, os quais, confesso, não me agradam por não serem nada práticos (quando temos um furo, vemo-nos e desejamo-nos para o reparar).

Como tenho as rodas da minha reclinada, montei-as nesta bicicleta, substituindo a cassete de 9 velocidades que tinha por uma outra - que também por lá tinha - de 8 velocidades (uma vez que a de estrada traz o equipamento para 8 velocidades e não para 9).



Em termos relação de de transmissão, os dois pratos do pedaleiro têm 43 e 53 dentes, sendo que a cassete de oito velocidades que lhe coloquei é de 11-34 dentes.

O peso dela, com as minhas rodas da reclinada (Fulcrum Racing 7) e com um selim de corrida com a estrutura principal em carbono que o meu amigo Luís Durão me vendeu por um preço ultra acessível, está em 8,9 kg, já com os pedais incluídos.

Dito isto, que dizer das experiências de andamento com a bicicleta?

Muito boa para subir. Diria mais: extraordinária a subir; sente-se que a cada pedalada que damos toda a força é transmitida para a roda traseira de forma imediata, com um impulso rápido para a frente.

A descer já não gosto tanto dela porque para descer bem os travões terão de ser melhorados. Falta-lhes muita potência. Dá a sensação que só abranda. Ainda não percebi se os calços estão ressequidos ou se é mesmo da parte mecânica do travão. Pelo tacto, parece-me que o problema resulta de ambas as coisas.

Vou experimentar colocar-lhe um travão Shimano Sora que tenho na reclinada para sentir a diferença.

Até aqui é tudo uma maravilha!

Em terreno plano já começamos a ver diferenças... É relativamente fácil manter velocidades em torno dos 28-32 km/h. Para efeitos de comparação, nos locais onde ando com esta a 32 km/h com esta bicicleta de estrada estaria a fazer cerca de 38-39 km/h com a reclinada.

Já quanto a conforto após 4 ou 5 horas na bicicleta... é para esquecer...

Ombros, pescoço e braços são muito castigados... Ao fim de uma semana e meia ainda me dói o pescoço!

Definitivamente, há bicicletas para todos os gostos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Low Altitude Flying